Texto Thaíse Ramos

Leandra Leal
(Foto: Edmilson Saldanha)
Leandra Leal é a cozinheira Maria do Rosário de Cheias de Charme, da Globo. A atriz vive uma mulher talentosa e focada em seus objetivos: ela quer ser uma estrela da música e garante que vai conseguir.

TV Brasil – Vamos começar falando da Maria do Rosário. Quem é ela?
Leandra Leal – Como a Rosário mesma se define: está cozinheira mas na verdade é cantora (risos). Ela diz que nasceu para ser uma estrela da música, que esse é o destino dela. Para ela, isso vai acontecer mesmo, é uma realidade. Rosário é apaixonada pelo Fabian (Ricardo Tozzi), que é um cantor. Só que ela acaba conhecendo o Inácio (Ricardo Tozzi), que é sósia de Fabian, um homem real, e acaba se apaixonando.

TV Brasil – E o figurino da Rosário, em quem você se inspirou?

Leandra Leal – Sou uma viada para roupas de show (risos). Me inspirei na Beyoncé (estrela pop americana) e na Gaby Amarantos; eu a sigo no Twitter há um tempo e a acho um fenômeno. Também conversei muito com a Joelma da banda Calypso. O techno brega é um fenômeno. Quando você está em uma festa às 2 horas da manhã é o que está tocando. Não tem como não se render.

TV Brasil – E para compor a personalidade, quem foi sua inspiração?

Leandra Leal – Eu acho que a Rosário é uma coletânea de homenagens. Vários amigos meus estão nela. Eles passam na minha cabeça quando estou em cena. Também me inspiro em uma pessoa que foi muito importante na minha vida, que eu amo muito: a minha babá, que me criou a vida toda. Ela continua trabalhando com a minha mãe. É a Ivonete, a minha segunda mãe.

TV Brasil – A novela retrata um universo bem popular.

Leandra Leal – Retrata várias vidas, pessoas diferentes que trabalham em condições diferentes também. As três personagens centrais, por exemplo, representam não só as empregadas domésticas, elas retratam a nova postura do feminino. A mulher que trabalha, que sustenta a casa. Retrata essa nova mulher no Brasil.

Novela Cheias de Charme
(Foto: Divulgação)
TV Brasil – E como você se preparou tecnicamente para fazer uma empregada doméstica?

Leandra Leal – Fiz aulas de dança, de canto, de violão, de culinária. É um personagem que está me fazendo bombar nas habilidades específicas. É muito raro um personagem que você precise fazer tantas coisas. A Rosário está expandindo meus limites como artista.

TV Brasil – Essa é a sua primeira experiência como cantora?

Leandra Leal – Não. Minha primeira experiência foi quando eu tinha 15 anos. Me preparei muito para cantar em um filme, mas, na hora, me falaram que eu seria dublada. Fiquei arrasada. Tive a ajuda da Beth Carvalho. Ela disse: “Isso é uma mentira, não existe pessoa que não possa cantar!. Vai na professora de canto tal”. E eu fui na professora de canto que ela me indicou e aí cantei. Foi uma superação para mim.

TV Brasil – Você curte cantar?

Leandra Leal – O canto é uma coisa muito legal, uma terapia. Quero tocar violão na minha vida, mas não se começa a tocar em dois meses. Estou fazendo um trabalho específico para a novela.

Maria do Rosário da novela Cheias de Charme
(Foto: Edmilson Saldanha)
TV Brasil – E cozinhar?

Leandra Leal – Graças a Deus, por coincidência, eu sei cozinhar! Ainda bem que eu não preciso passar roupa, por exemplo, porque, senão, seria um vexame total (risos). Não sou boa dona de casa, eu confesso.

TV Brasil – Você e sua família são donos de uma tradicional casa de shows no Rio de Janeiro.

Leandra Leal – Eu coordeno, com a minha mãe (Ângela Leal), uma casa de shows no centro do Rio, que era do meu avô. Aquele lugar faz parte de minhas referências. O universo musical é onde eu fui criada. Os personagens desse universo são muito comuns para mim.

TV Brasil – Estão dizendo por aí que as três Marias (Leandra Leal, Isabelle Drummond e Taís Araújo) estão lembrando muito as Frenéticas (grupo musical que foi sucesso nos anos 80).

Leandra Leal – É verdade. Tem o maior pique Frenéticas mesmo. Fora isso, tem essa cena atual, popular, que é o techno brega, que está chegando com tudo.

TV Brasil – Você está com um corpão. Isso tudo é para o novo trabalho?

Leandra Leal – Tem que ficar gostosa nessa novela, né? (risos).