Texto: Amanda  Pieranti    Foto: Divulgação / TV Globo

Fátima Bernardes
Foto: Divulgação / Tv Globo

O programa de Fátima Bernardes, há um mês no ar, na Rede Globo, continua na berlinda. Segundo o jornalista Daniel Castro, a atração matinal teria virado motivo de chacota nos bastidores da emissora, principalmente entre os jornalistas. Ele aponta as razões para tantas críticas: baixa audiência (em torno de 5 pontos), pautas desinteressantes e cenário confuso. Diz, ainda, que os críticos de plantão estariam chamando o Encontro com Fátima Bernardes de Desencontro. O crítico de tevê lembra que há quem se pergunte onde está o formato inovador que a ex-apresentadora do Jornal Nacional teria prometido ao deixar a bancada do jornalístico em dezembro passado. Os mais irônicos, segundo ele, afirmam que o programa é tão inovador quanto o show que Sílvia Popovic apresentava na TV Bandeirantes, nos anos 1990. Na estreia do programa, a colunista Fabíola Reipert, do portal R7.com, disse que o que salvou o Encontro foi o carisma de Fátima: “Mesmo visivelmente perdida e sem entender a confusão toda em seu programa, com um monte de gente no palco e pautas entediantes, o carisma de Fátima Bernardes foi a única coisa que se salvou na estreia”. Em seu programa Saturday Night Live, no dia 8 de julho, Rafinha Bastos criticou a senhora William Bonner. Na ocasião, ele fez piadas sobre a falta de carisma de Fátima.
Em um quadro do Saturday, uma atriz interpretou a jornalista. Ela aparece atrapalhando o Jornal Nacional, como se quisesse voltar a apresentá-lo. Durante a cena, a atriz que interpreta a jornalista Patrícia Poeta atende o telefone e diz à outra: “Estão procurando uma apresentadora sem carisma. Acho que é para você.”

Cadê a apresentadora?

Ainda de acordo com Daniel Castro, Fátima também estaria levando alfinetadas nos corredores da emissora por causa de seu estilo, considerado duro para uma apresentadora. Muitos ainda não a vêem como âncora de talk show mas sim, como uma jornalista de bancada de telejornal. Segundo ele, nos bastidores da Globo, já são esperadas mudanças na atração, como um novo diretor para o Encontro, além de modificações no cenário.

“Continuo muito feliz em fazer este trabalho”

Segundo a Central Globo de Comunicação, as especulações publicadas na imprensa não fazem sentido: “A informação não procede. O programa Encontro com Fátima Bernardes tem atingido nossos objetivos e é líder nacional de audiência no horário, com média de 8 pontos no Painel Nacional de Televisão.” Fátima Bernardes falou, recentemente, à colunista Mônica Bérgamo, do jornal Folha de São Paulo, que não se importa com números: “Vou esperar três meses para fazer uma avaliação, mas continuo muito feliz em fazer este trabalho”, disse. “Vamos deixar para falar [de audiência] mais para frente”, declarou.