Texto Silmara de Andrade / Fotos: TV Record / Michel Angelo / Munir Chatack/ TV Globo

(Foto: TV Record)

Paulista, nascida na cidade de São Bernardo do Campo, Vanessa Gerbelli Ceroni desde criança já pensava na arte dramática. Incentivada pela tia, a atriz Noemi Gerbelli, a morena tomou gosto pelo teatro e aos sete anos participou pela primeira vez de uma peça infantil. Aos 15 anos Vanessa já sabia o que queria ser e, depois de participar de uma banda musical, com seu irmão, começou a trilhar o caminho da dramaturgia em espetáculos musicais de São Paulo, trabalho este que fez por dez anos. Para agradar ao pai, a atriz ingressou no curso universitário de Publicidade, mas sua grande paixão estava nas artes e foi por isso que ela desistiu de ser publicitária para entrar na Faculdade de Belas Artes da USP. Ainda assim a morena não deixou de lado o sonho de ser atriz, conquistando seu primeiro personagem na televisão em 2000, na pele de Lindinha, de ''O Cravo e Rosa'', mas foi com Fernanda, em ''Mulheres Apaixonadas'', que ganhou o brilho dos holofotes.

(Foto: TV Globo)

Heroína urbana

Na pele de Fernanda, Vanessa Gerbelli viveu grandes emoções, dando vida a uma mulher que no passado ganhava a vida como garota de programa. Em um envolvimento com Téo (Tony Ramos), ela engravida e dá à luz duas crianças: Salete (Bruna Marquezine) e Lucas (Victor Cugula), este último sendo criado pelo músico e Helena (Christiane Torloni), com quem é casado. Mas o grande drama de Fernanda começa quando sua filha tem as primeiras visões com um anjo, o qual tenta avisar a criança que um trágico momento se aproxima de sua vida.

As premonições de Salete deixam a menina em pânico e cada vez que a figura celestial aparece a mulher também entra em desespero, pois não sabe como acalmar a menina. Apesar de Fernanda sempre dizer para a filha que nada acontecerá com ela, um fato acaba mudando sua vida tragicamente. Em um certo momento da história, a exgarota
de programa fica em meio a um tiroteio no bairro do Leblon e acaba sendo atingida por uma bala perdida, que a deixa gravemente ferida. Depois de dias internada, a mulher não resiste e morre, confirmando as previsões do anjo e deixando Salete órfã. Contudo, depois de alguns dias, o espírito de Fernanda aparece para confortar o coração da menina e protegê-la.

(Foto: TV Record / Munir Chatack)

De empregada a mulher do patrão

Em ''Vidas em Jogo'', Vanessa Gerbelli vive seu atual personagem, uma garçonete ambiciosa que seduz o patrão para subir na vida. Divina só pensa em posar de madame e está sempre incentivando o marido, Severino (Paulo César Grande), mas não se preocupa em ajudá-lo no crescimento do restaurante e vive pertubando-o com coisas mesquinhas. Mas o destino prepara uma surpresa para Divina. Depois que o marido descobre que ela e Ernesto (Leonardo Vieira) são amantes, o casal se separa e começa uma guerra entre eles pela guarda dos filhos. A mãe de Jaqueline (Júlia Tannus) e Daniel (Guilherme Prates) trava uma batalha para reconquistar a confiança dos filhos e vive discutindo com Severino para retomar o contato com seus descendentes.